Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Por um mundo mais limpo

Nas últimas semanas estive envolvido com um evento mundial de limpeza de rios e praias, organizado anualmente pela Ocean Conservancy e coordenado na minha região pela Katia Sousa, que é a delegada da ONG.
O ICC, INternational Coastal CleanUP, nome gringo do evento, foi feito em Riomafra, Fazenda Rio Grande, Maringá e Marília. Eu dei minha contribuição voluntária como fotógrafo oficial e ajudando na assessoria de imprensa da coisa.
É bacana envolver-se com projetos como esse para ter uma idéia real de como são muitas pessoas e os meios em que convivem. Hoje, após finalizados os quatro finais de semana em que rodamos limpando rios e córregos é possível citar pontos altos e baixos.
Altos:
- A participação massiva de voluntários que arregaçam as mangas e vão para as beiras de rios enfrentar cheiros desagradáveis, condições adversas e até ataques de abelhas africanas para ajudar.
- O apoio incondicional de algumas empresas e ONG's que entram com mão-de-obra e dinheiro para ver o projeto concretizado.

Baixos:
- A palhaçada do Grupo Escoteiro Falcão Negro, de Rio Negro, que se recusou a conceder a sede para a realização do evento. Não bastasse o gesto pouco nobre de uma associação que se diz educativa, que além de não participar de um ato pró-natureza ainda não possibilitou melhor logística para o evento, o grupo tentou desviar a atenção de seu individualismo com invensionisses na imprensa local.
- A politicagem envolvida no ato. Em Maríngá e Marília os politiqueiros de plantão fizeram do ato um palanque. Em Marília o Secretário de Meio Ambiente chegou ao cúmulo de dizer que o ICC era um projeto da Prefeitura e que os demais era parceiros convidados por ele. Até o Orestes Quércia (que eu pensava já ser finado há anos)resolveu dar as caras na beira da represa buscando notoriedade para sua campanha ao Senado em 2010.
- Em Fazenda Rio Grande o prefeito foi pessoalmente ajudar, mas usou o tempo que pode para fazer sua política populista, já em Rio Negro e Mafra nenhum apareceu. Ok não ajudaram e não atrapalharam o que foi bom. Feio foi a postura do prefeito Alceu Ricardo Swarowski que reclamou quando um jornal local cobrou a não participação dos executivos no evento. Aliás, o prefeito de Rio Negro é recorrente em reclamar de qualquer coisa que não seja elogios à sua administração ou seu município, que não são tão bons quanto ele imagina.

Apesar dos pesares valeu a luta e ano que vem haverá outro ICC, afinal, a natureza está precisando de uma ajuda e a causa é bem maior que as picuinhas dessas figuras míticas da fauna brasileira, os políticos e líderes de grupos. A todo que participaram o nosso muito obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário